Reforma

Em obras, Aeroporto de Pelotas passa por série de melhorias estruturais

A promessa é de um terminal mais amplo, com melhor atendimento, novas salas de embarque e desembarque, opções comerciais e infraestrutura

Foto: Jô Folha - DP - Local passa por melhorias para atender a população

O Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas, passa por um período de obras de requalificação em sua estrutura desde julho do ano passado. A iniciativa partiu de sua gestora, a CCR Aeroportos, e abrange também as unidades de Bagé e Uruguaiana. As intervenções fazem parte do pacote de obras contratuais de melhorias e adequações de infraestruturas, pensadas pela CCR Aeroportos para trazer mais conforto aos passageiros e acompanhantes e, principalmente, segurança às operações aeroportuárias. Embora com o processo de melhorias em andamento, o aeroporto seguiu com suas atividades de pouso e decolagem normalmente.

De acordo com o gestor das obras, Fernando Fortes, as obras estão sendo realizadas de forma simultânea com o funcionamento do aeroporto e estão acontecendo durante as 24h do dia. As obras relacionadas ao edifício terminal estão sendo realizadas durante o dia, enquanto as obras relacionadas à área de movimentação de aeronaves estão sendo realizadas no período noturno, de forma a não impactar nos voos comerciais regulares. Para viabilizar a expansão e permitir que o usuário sinta o mínimo possível dos transtornos que as intervenções eventualmente trazem, tapumes foram instalados ao redor do canteiro de obras. O Gerente do Aeroporto, Vinicius Bueno, que acompanhou do início ao fim a visita do DP ao local, garantiu que isso mantém o conforto dos passageiros em sua utilização do terminal no período de reformas.

Progressos e ampliações

Em relação às melhorias, o gerente explica que o conjunto de reformas ampliará o espaço no terminal, com a anexação de novos sanitários de acordo com normas de acessibilidade, que promoverá uma melhoria significativa na experiência do passageiro. "A gente vai passar de aproximadamente 900 metros quadrados do que a gente tem de terminal hoje para 2 mil metros quadrados, somando a área de desembarque, embarque e saguão, fora a parte de lojas também", revelou. Fora o conforto, com a ampliação do terminal, novas opções de comércio e serviços poderão ser oferecidas.

Além de receber uma expansão na largura do prédio, na direção lateral, o terminal também terá um aumento na profundidade, com ganhos tanto na sala de embarque, onde há o credenciamento, como na área pública, onde ficam os assentos e é feito o processo de check-in. "Para o terminal de Pelotas, a gente vai ter melhoria em todas as experiências do passageiro, do embarque, do desembarque e também no aumento do espaço para que as empresas aéreas consigam realizar um atendimento adequado dos seus passageiros", apontou. Órgãos públicos responsáveis pela rotina de imigração, alfândega e vigilâncias também estão inclusos no processo de crescimento da infraestrutura do aeroporto.

As melhorias também incluem possibilidade do atendimento de duas aeronaves diferentes ao mesmo tempo, ação que hoje ainda é limitada no aeroporto. Na área de embarque, onde há no momento um portão, serão duas possibilidades para processamento de embarque após a reforma. A nova estrutura ensejará novos processos e adequações de horários com as empresas de voos, otimizando os procedimentos e a vivência dos usuários dentro do aeroporto. "Com este conjunto de investimentos, o aeroporto de Pelotas estará apto a oferecer um melhor atendimento aos usuários do sistema, com novas salas de embarque e desembarque, novas opções comerciais e uma infraestrutura ligada à aviação civil adequada às necessidades de operação", disse Fortes. De acordo com o contrato de concessão, a conclusão das obras está prevista para novembro de 2024.

O novo pátio irá comportar até três aeronaves simultaneamente estacionadas, sendo adequado para que isso aconteça de uma maneira segura. Nas duas cabeceiras das pistas, haverá a implantação de uma área de segurança, caso alguma aeronave precise fazer uso. Além disso, a obra inclui uma intervenção no pavimento da pista e no nivelamento da faixa preparada (bordas da pista), também para garantir escoamento de água da chuva e mais seguranças às aterrissagens.

Demandas do aeroporto

Atualmente, três empresas aéreas operam de maneira regular no Aeroporto de Pelotas: Gol, Voepass e Azul. Os destinos mais comuns são Porto Alegre e Guarulhos. "Os voos têm saído do Aeroporto de Pelotas com uma ocupação muito boa. Inclusive, os voos com destino a Guarulhos tiveram uma média muito boa para dezembro, acima de 90% [...] Hoje, a média de voos diários é de duas operações, da aviação comercial. Da aviação executiva, a gente acaba tendo um movimento um pouco maior", indicou Bueno. Para o gerente, isso confirma que o investimento realizado no aeroporto vai influenciar de maneira positiva na experiência dos passageiros e trará um ganho muito grande para a sociedade, principalmente pelotense.

Conjunto de melhorias

Lado Ar:

1. Adequação de pátio de aeronaves (3 posições - aeronaves comerciais)
2. Adequação da pista de rolamento A
3. Implantação de RESA - Área de Segurança de Fim de Pista em ambas as cabeceiras
4. Implantação de PAPI CAB 24 - Auxílio Visual de Rampa de Aproximação

Lado Terra:

5. Ampliação de terminal de passageiros (1.250m²)
6. Reforma do terminal de passageiros (930m²)

O que terá na reforma no terminal de passageiros:

* Novo desembarque doméstico
* Novo embarque doméstico
* Novos sanitários do saguão
* Novas lojas e áreas comerciais
* Novo check-in


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes oferece programação extensa em Pelotas Anterior

Dia de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes oferece programação extensa em Pelotas

Hospitais de Pelotas descartam fechamento de leitos Próximo

Hospitais de Pelotas descartam fechamento de leitos

Deixe seu comentário